Comissões
Comissões
Tudo o que acontece na ARI é organizado e promovido por associados voluntários reunidos em comissões e coordenadorias temáticas. São elas:
Assuntos Religiosos (CAR) – Estabelece a delicada linha entre evoluir a prática judaica da ARI e mantê-la coerente com a expressão de outras partes do mundo. É composta pelo rabino, os chazanim e um grupo de voluntários, e coordenada pelo Diretor de Assuntos Religiosos.
Ação Social (CAS) – Auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade e instituições beneficentes por meio de campanhas de tsedaká (caridade) e projetos que contam com ativistas que doam seu tempo.
Acervo – Recebe doações de livros e outros materiais, organiza, divulga e expõe.
Comunicação – Contribui para o desenvolvimento e atualização dos diversos meios de comunicação da ARI.
Cultura – Promove eventos com convidados especiais.
Diálogo Inter-religioso – Estimula encontros e a troca com a sociedade maior pela via dos múltiplos sagrados que compõem a diversidade religiosa do Brasil. Saiba mais
Educação – Atua na preparação de crianças e jovens para uma vida religiosa ativa, com postura crítica e inserção na comunidade judaica, acolhendo a família e fortalecendo seus vínculos com a ARI e o judaísmo reformista.
Grupo Guilá – Grupo de encontros de pessoas com mais de 60 anos cheias de energia.
Identidade e Memória (CIM) – Fomenta o espaço de memória e pertencimento da instituição por meio do resgate de fontes históricas, banco de história oral e massa documental da cultura material e imaterial da ARI.
Informática – Cuida das questões envolvendo a informática da ARI.
Integração e Relações com Sócios – Busca novos sócios e estimula os que já são a participarem da vida congregacional.
Juventude – Busca atrair os jovens para a vida comunitária, de forma que sintam a ARI como uma extensão das suas casas e parte dos seus futuros.
Lojinha – Vende artigos judaicos – livros, peças religiosas, artesanatos e presentinhos, com renda destinada à sinagoga. Funciona às sextas-feiras, na Hora do Cafezinho.
Mediação e Arbitragem – Voluntários com experiência mediam conflitos inter e intra-familiares, com o objetivo de chegar a soluções pacíficas e o convívio amigável entre os envolvidos.
Oficinas Profissionalizantes e Artísticas (OPA) – Projeto social para jovens e adultos neurodivergentes, para ajudar a desenvolver sua socialização e integração na sociedade.
Patrimônio – Dedica-se à preservação do patrimônio da sinagoga (obras, equipamentos e demais necessidades)
Segurança – Observa os cuidados a serem tomados com a segurança das pessoas dentro e fora da sinagoga.
Social – Promove a Hora do Cafezinho todas as sextas-feiras antes do serviço religioso.
Ativismo